Leitura

30/08/2017

COMPAJAF: SCANNER CORPORAL ACABA COM REVISTAS VEXATÓRIAS

Cerca de 170 pessoas serão revistadas nos três dias de visita pelo scanner corporal (body scan) que foi instalado no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), localizado no bairro Santa Maria, começou a funcionar nesta segunda-feira, 28.

A medida é de prevenção a entrada de drogas e objetos ilícitos na unidade e também o fim das revistas vexatórias conforme acordo firmado entre a Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) com a OAB no início desse mês de agosto.

A empresa Reviver que realiza a cogestão de algumas unidades da Sejuc instalou o scanner e treinou 25 guardas para o manuseio do equipamento nos dias de visita. As visitas na unidade do Compajaf acontecem de quarta a sexta-feira.

O scanner corporal detecta ameaças metálicos, não-metálicos, contrabandos dissimuladas no interior do corpo, membros artificiais, sob as roupas e em sapatos.

Para o secretário de Justiça, Cristiano Barreto, a medida é importante para manter a segurança e evitar a entrada de objetos dentro da unidade. “Temos buscado evitar a entrada de objetos ilícitos dentro das unidades para garantir a segurança de quem trabalha no Compajaf e dos internos também. Além de estarmos buscando acabar com a revista vexatória nos presídios do estado”, afirma Cristiano.

A Sejuc e a Reviver contam com outras unidades que dispõe do mesmo aparelhamento. São elas: a Cadeia Pública Territorial de Estância Tabelião Filadelfo Luiz da Costa e a Cadeia Territorial de Areia Branca Antônio Nascimento Nogueira.

 

Fonte: http://www.faxaju.com.br/index.php/2017/08/30/scanner-corporal-acaba-com-revistas-vexatorias-no-compajaf/