Leitura

05/03/2018

FENAPEF E PLANEJAMENTO SE REÚNEM PARA ESCLARECIMENTOS ACERCA DE REMUNERAÇÃO

Após declarar que “um agente da Polícia Federal ganha mais que um delegado no final de carreira”, o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Augusto Chiba, vai se reunir com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, para esclarecer os comentários feitos no último domingo (25), em entrevista ao jornal O Dia. O encontro está marcado para segunda-feira (05), às 11h.

Chiba citou na entrevista que o valor inicial das remunerações é a principal mudança na reestruturação das carreiras federais. Segundo ele, os salários iniciais da União seriam limitados a R$ 5 mil, incluindo os de auditores fiscais da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e que haverá diferenciações para delegados da PF.

Chiba também afirmou que haverá detalhes diferentes para a carreira de policiais federais, dizendo que “hoje, dentro da Polícia Federal, há agentes, delegados, peritos, todos da mesma carreira. E acontece, muitas vezes, de um agente ganhar mais que um delegado no final de carreira. Isso não pode acontecer, e tivemos que fazer ajustes.”

Luís Boudens comenta que a afirmação do secretário é incorreta. “Isso demonstra total desconhecimento acerca de aspectos importantes da carreira dos profissionais que estão sob sua gestão. A diferença de subsídios recebidos por agentes, escrivães e papiloscopistas recém-ingressos na instituição em relação ao salário de delegados e peritos também recém-ingressos pode chegara a 52,8%”, explica.

Em ofício enviado ao Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, Boudens confronta as remunerações entre os servidores da PF. “Se feita uma comparação entre os salários de um policial especial e um delegado de terceira classe, o desequilíbrio entre os membros da mesma carreira fica ainda mais evidente. Isso porque um policial federal com anos de experiência e desempenho exemplar recebe menos que um delegado que acaba de ser aprovado em certame público.”

A reunião com o secretário será no Ministério do Planejamento, às 11h, na segunda-feira (05).

 

Fonte: http://fenapef.org.br/fenapef-e-planejamento-se-reunem-para-esclarecimentos-acerca-de-remuneracao-de-agentes-e-delegados/