Leitura

21/05/2018

Soldado afastada das ruas por problema ortopédico faz maratona

O combate ao desvio de conduta de policiais militares, um dos focos da intervenção federal na segurança, chegou às fraudes em licenças médicas. O GLOBO teve acesso a investigações da Corregedoria da PM que descobriram casos como a da soldado Luciana Amaral de Freitas Sousa, do 19º BPM (Copacabana), que postava fotos em redes sociais participando de maratonas e provas de ciclismo, enquanto estava de licença por problemas ortopédicos.

Numa foto publicada no Facebook em 2 de janeiro — quando a soldado licenciada só estava apta a fazer trabalhos internos —, Luciana aparece com roupas de corrida, sorrindo, sob a legenda “Põe mais 42km de bike. Cansada? Claro que não”. O post foi anexado ao Inquérito Policial-Militar (IPM) que investiga a irregularidade. No dia 6 de março, o comandante-geral da PM, coronel Luís Cláudio Laviano, publicou no boletim interno da corporação que a PM seria submetida à Comissão de Revisão Disciplinar, que pode até determinar sua expulsão. Segundo a publicação, a soldado se esquivava “do exercício da função policial militar com espeque (amparo) em dispensas médicas, alegando não possuir condições físicas, enquanto participava efetivamente de eventos esportivos”.
 
 

Mas esse não é o único caso. Pelo menos outras duas averiguações estão em curso, segundo apurou o jornal. Todos os agentes acusados de usar atestados médicos para se afastar do trabalho vão responder a processos administrativos e podem ser expulsos da corporação.

Outra suspeita recai sobre o subtenente Marcos Antônio de Macedo, do 15º BPM (Duque de Caxias). No último dia 4, agentes da Corregedoria foram checar a denúncia de que PMs armados faziam a segurança de um bingo em Cordovil, na Zona Norte. Macedo foi detido na porta do estabelecimento. Policiais que participaram da ação afirmam que ele fazia parte da equipe de segurança do local. Só que o praça estava — e ainda está — em licença psiquiátrica. O agente não ficou preso, mas vai responder a processo administrativo. No local, foram apreendidos R$ 3 mil.

 

PACIENTES PARTICULARES

 

A operação mais recente contra fraudes da Corregedoria aconteceu no dia 10. Pela manhã, agentes entraram num consultório médico no Centro e detiveram o capitão Leandro Silva Vale, lotado no Hospital da PM de Niterói. Os corregedores foram checar a denúncia de que, mesmo afastado do serviço no hospital para tratamento psiquiátrico, ele atendia a pacientes particulares. Os agentes chegaram a marcar uma consulta com o oficial, que é urologista. A detenção ocorreu no local. Segundo a PM, dos 44.118 PMs na ativa, só 26.227 estão aptos a desempenhar funções operacionais. Ao todo, 5.823 só podem trabalhar em atividades burocráticas, e 2.191 estão de licença médica. Para o comando da PM, o número insuficiente de profissionais responsáveis por conceder as licenças obrigou a corporação a aceitar laudos de médicos particulares, o que pode ter favorecido fraudes. Há duas semanas, a PM anunciou que todos aqueles fora de serviço serão reavaliados num mutirão de médicos da corporação, com reforço de profissionais do Exército.



Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/soldado-afastada-das-ruas-por-problema-ortopedico-faz-maratona-22700839