A Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, protocolou nesta sexta-feira, 17, uma representação na Procuradoria-Geral da República solicitando que sejam apuradas possíveis interferências políticas por parte da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal- ADPF, na busca da aprovação da PEC 412.
Segundo nota publicada na Coluna Radar Online, do jornalista Lauro Jardim, o presidente da ADPF, estaria procurando parlamentares envolvidos nas investigações da Operação Lava Jato, para informá-los que “os pedidos de abertura dos inquéritos contra eles foram obra exclusiva da Procuradoria-Geral da República.” Contudo, ao encaminhar nota de esclarecimento ao colunista, a ADPF afirmou que tentando justificar os encontros com parlamentares, o jornalista afirmou que não teria motivos para retratar a publicação, mantendo seu posicionamento.
Coincidentemente, as visitas foram feitas no mesmo momento em que a Associação está em campanha pela aprovação da intitulada “PEC da Autonomia”. As informações prestadas revelam que a Associação tentou colocar em xeque o trabalho que a Polícia Federal vem fazendo na Operação, eximindo os delegados de qualquer responsabilidade na formação da lista de investigados.
A Fenapef, devido à postura da Associação nessa suposta tentativa de influenciar os parlamentares para a aprovação da PEC 412, solicitou à PGR que adote as providências legais diante de possíveis violações aos princípios gerais da Administração Pública.
Fonte: Agência Fenapef