Em 14 de outubro de 2014 a presidente Dilma editou uma medida provisória que atendeu às reivindicações de delegados da Polícia Federal e contrariou pedidos de outras carreiras da corporação. A publicação da MP 657/14, apelidada de “MP da Autonomia”, ocorreu no mesmo dia em que estava marcada uma mobilização nacional por mais independência da PF.
Pois bem: Dilma varreu para debaixo do tapete o sonho de outras categorias da PF, como agentes e escrivães, de um dia poderem comandar o órgão.
Sobre a deterioração dessas relações, já relatei aqui neste blog.
Sobre o PT estar tentando dar um afago nos agentes, relatei aqui neste outro post.
Agora rola outra coisa nos bastidores: os delegados da PF estão negociando com Dilma, e com o Ministério da Justiça, a criação de um FBI brasileiro: em que delegados teriam nas mãos todo o poder, deixando aos demais servidores da PF um nada infinito.
O que se negocia? Deus saberá. Ou o diabo.
Os delegados negociam um FBI só deles. O Ministério Público viraria pó de traque face tal urdidura.
Enquanto o tema ainda não emerge a público, compartilho o que uma fonte palaciana me enviou. Reproduzo sem canetações:
"Agora, com o sucesso mundial do FBI nas investigações contra os dirigentes da FIFA, os delegados da PF, que deveriam ter apurado isso há muito mais tempo e não o fizeram, querem TRANSFORMAR a POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL em um FBI americano. Isso é o sonho dos agentes federais brasileiros, mas os delegados da PF que sempre olham apenas para os seus umbigos e nem ligam para uma POLÍCIA FEDERAL UNIDA E OPERATIVA, querem fazer isso EXTINGUINDO os cargos de Agente, escrivães e papiloscopistas. Nesse FBI dos delegados haverá apenas um cargo policial que será exatamente o cargo de Delegado de Polícia Federal. Finalmente os delegados aceitam criar a CARREIRA ÚNICA NA PF. A DELES .Os delegados estão preparando na ADPF ( Associação dos Delegados da PF), com o aval do DG,MJ e GOVERNO FEDERAL (Palácio do Planalto onde tem um delegado do MS trabalhando) uma MP que transforma a PF em um FBI só de DELEGADOS. Eles agora, com a facilidade que aprovaram a PEC 657( que garante que só delegado pode ser chefe na PF e a carreira jurídica para delegados que exigem serem chamados de excelência por causa dessa PEC que já virou lei..Os delegados acreditam que com o governo DILMA/LULA nocauteado pela corrupção que atinge principalmente membros do PT e partidos aliados, que estão sendo “investigados” pelos delegados da PF , que aprovarão sem problemas essa PEC DO FBI dos Delegados . Como disse o Delegado Franchisquini : A Dilma está de joelhos para os delegados" ( veja google)
Minha fonte aqui disse que a DILMA adorou a idéia de criar um FBI de delegados para chamar de seu, já que o FBI com as apurações da FIFA está em alta e politicamente para seu governo petista atolado na corrupção seria uma resposta e tanto para a mídia e a população. Vai parecer que ela não tem medo de FBI nenhum, tanto que está criando um para ela. O Lula tb gostou da ideia para esvaziar o MPF que está na cola dele.
O PT prefere muito mais que um FBI só de delegados “amigos” investiguem tudo do que o MPF. Com a criação do FBI de delegados virão também a sonha autonomia sindical e financeira que os delegados querem através da PEC 412 e assim teremos um FBI Brasileiro, só de delegados ( os cargos de agentes entrariam em extinção e não teria mais concurso para esse cargo) com poderes que só existem no Brasil, ou seja os delegados não teriam mais nenhuma obrigação de ouvirem o legislativo e o executivo e muito menos teriam mais o controle do MPF . Imaginem uma entidade armada, de investigação judiciária não subordinada a nada e a ninguém. Imaginem uma policia armada sem controle algum. Isso pretendem os delegados com esse FBI de Delegados às avessas.
Bem: se quiser mais detalhes, este artigo explica bem como funciona o FBI, onde os agentes têm uma função cosmética.
Ok, você dirá: no FBI tudo funciona muito bem, tanto que estão acabando com a corrupção até no nosso futebol.
Mas, para a adoção disso no modelo brasuca, você sabe que muitas tilintantes podem rolar.
Fonte: Blog do Cláucio Tognolli