A Federação Nacional dos Policiais Federais chega, neste ano, às bodas de prata. 25 anos de muita história, força, estabilidade e luta. Sim, é um momento de festa, mas também de reflexão, já que passamos por momentos difíceis e em nenhuma outra situação foi tão necessária a nossa união quanto precisamos agora.
Mesmo antes de ser fundada a nossa Fenapef, as dificuldades já existiam, e com o passar dos anos, pode-se perceber que essa realidade não mudou muito. E foi essa a motivação para que começassem a nascer os sindicatos, e com eles a Federação.
Neste momento, temos que agradecer a todos os sindicalistas que fizeram e fazem parte deste embate diário contra tudo que prejudica a vida do policial federal, com muita luta, empenho e garra. Aos ex-presidentes da nossa FENAPEF, segue o agradecimento por terem feito parte da construção do sindicalismo no DPF, como também na criação dos sindicatos e Federação em momentos de muitas dificuldades.
A insatisfação dos policiais federais, assim como da sociedade, com a segurança pública é o que incentiva o nosso sindicalismo. Durante o período da ditatura militar, a atuação sindical não era bem vista por ninguém, nem pela sociedade e menos ainda pelo Estado. Hoje, a sociedade age em nosso favor, conhece melhor o trabalho desenvolvido pelos federais.
Pode-se arriscar dizer que até o Governo (todos eles) sabe que é preciso uma mudança radical para redescobrir a eficiência perdida com o tempo que transformou a estrutura atual num modelo obsoleto de Segurança Pública. Sim, essa é a principal bandeira de luta da Fenapef, o bem para a sociedade que passa pela valorização do profissional de segurança pública.
Embora a PF tenha muitas glórias e feitos importantes, os servidores têm passado por problemas de toda ordem, sobretudo salarial e funcional. E estas dificuldades têm se agravado ao longo dos anos, sendo um compromisso de todos nós sindicalistas a busca constante pela solução destas demandas.
A Fenapef foi criada para defender, organizar, coordenar e proteger os direitos e interesses dos servidores da Polícia Federal e dos sindicatos filiados. A Fenapef já nasceu grande e representativa. Ao longo desses anos, sua atuação ajudou a transformar o cotidiano dos servidores do DPF e do próprio país e vamos continuar trabalhando para isso. A Fenapef tem esse dever e sempre será atuante, como tem sido ao longo de toda a sua história.
A Federação continuará manifestando a sua insatisfação diante das injustiças cometidas dentro do Departamento de Polícia Federal, com o foco principal que é uma POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL e não uma Polícia Federal de agentes, escrivães, papiloscopistas, administrativos, delegados ou de peritos.
Fonte: Agência Fenapef