No ano de 2007, um agente federal, trabalhando numa investigação em Belo Horizonte, foi abordado por dois bandidos numa tentativa de assalto. Houve troca de tiros. Embora tenha conseguido acertá-los, o policial acabou também por ser atingido por um tiro no rosto que lhe perfurou a vértebra.
Foi um longo e penoso período de internação hospitalar, com a torcida dos colegas em todo o país para a sua rápida e plena recuperação. Ele não só sobreviveu, como transformou esse fato traumático em lição de vida que traduziu em palestras motivacionais – uma forma de levar às pessoas reflexão sobre a vida e a existência.
O nome do nosso herói é Geraldo de Castro Neto. Aos 44 anos, casado e pai de dois filhos, teve que abandonar o trabalho a que adorava se dedicar. À época estava na Diretoria de Inteligência Policial. Aposentou-se apenas sete anos após ter ingressado na Polícia Federal, o que provocou uma completa transformação pessoal.
Na palestra “Resiliência, o poder da recuperação”, o agente federal conta seu drama pessoal, a experiência de recuperação e a opção que fez por viver e lutar para se manter ativo e feliz. Sua abordagem é comparativa entre o conceito literal da palavra resiliência e as experiências que vivenciou nos quatro meses de internação.
Castro passou a enxergar a vida com a simplicidade que deve ser tratada e mudou hábitos de vida: “Acordo diariamente às 4h da manhã para estudar temas que considero importantes, como a saúde física, mental, emocional e espiritual. Pratico pensamentos e sentimentos positivos, como a fé, a oração, a gratidão e o perdão”. Ele explica que dessa forma trabalha o enriquecimento interior para se tornar uma pessoa melhor para o mundo.
Faixa preta de judô, Castro faz, em suas palestras, um paralelo entre o que enfrentou e uma competição de judô, atividade que ele também atua como diretor do projeto social “Esportes Sem Fronteiras”, que desenvolve diversos trabalhos voluntários para ajudar pessoas para a prática do esporte.
A primeira palestra, proferida na capital mineira, virou uma experiência internacional. Seu público era formado de atletas de judô do Minas Tênis Clube que estavam se preparando para os jogos olímpicos, além de atletas das seleções olímpicas do Chile e Equador. A repercussão foi tão exitosa que Castro foi convidado a apresentá-la em vários outros locais.
Na última quarta-feira, 26, sua palestra foi realizada no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, na semana comemorativa do Dia do Servidor Público. No evento, estavam presentes vários servidores do Tribunal, inclusive o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Galvão. Também participou do evento o representante do Sindicato dos Policiais Federais em Minas Gerais, Marco Aurélio Bolpato.
Fonte: http://www.fenapef.org.br/resiliencia-o-poder-da-recuperacao-palestra-de-agente-federal-que-sobreviveu-tiros/