Leitura

01/12/2017

Delegada da força-tarefa da Lava Jato é indicada para comandar a PF

A delegada Érika Mialik Marena, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato, encabeça uma lista de três delegados indicados ao presidente em exercício Michel Temer para a direção da Polícia Federal. O cargo é o mais alto na hierarquia da corporação e responde diretamente ao Ministério da Justiça e à Presidência da República.

A lista foi concebida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Os membros da associação fizeram uma votação interna para definir três nomes que poderiam ser indicados à Presidência para a troca no comando da corporação. Além da delegada Marena, compõem a lista os delegados Rodrigo de Melo Teixeira e Marcelo Eduardo Freitas.

Além desses, outros seis delegados demonstraram interesse em participar da votação. Caberá ao presidente em exercício e ao ministro da Justiça definir se vão ou não mexer na estrutura da direção da PF. Eles podem escolher um dos três citados ou qualquer outra pessoa que julguem necessários.

A ADPF, no entanto, diz que a lista pode garantir a autonomia de funcionamento da Polícia Federal. "A indicação do diretor-geral por meio da lista tríplice é considerada um passo fundamental no sentido da autonomia da Polícia Federal, além de garantir a continuidade de operações importantes, como Lava Jato e Zelotes", afirma a associação em comunicado.

Perfil
Érika Mialik Marena está na Polícia Federal desde 2003. Natural de Apucarana, no norte do Paraná, ela já ingressou na corporação no cargo de delegada. Além de Curitiba, ela também atuou em São Paulo, na Delegacia de Crimes Financeiros (Delefin). Foi ela quem sugeriu aos superiores o nome da Operação Lava Jato.

A delegada recebeu 1.065, dos 1.338 votos computados pela ADPF. O segundo colocado na lista foi o delegado Rodrigo Teixeira, com 924 votos. Os 685 votos restantes ficaram com Marcelo Eduardo Freitas. A ADPF representa atualmente 2.257 delegados federais, dos quase 2.500 que compõem a categoria.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/05/delegada-da-forca-tarefa-da-lava-jato-e-indicada-para-comandar-pf.html